sábado, 9 de outubro de 2010

Aproveitar o Arroz

Não sei se sou só eu ou se é sentimento generalizado, mas arroz requentado não tem lá grande textura nem sabor, principalmente se tiver sido feito com base num refogado, que é como eu costumo fazer. Porém, raramente acerto na quantidade exacta de arroz para 2 pessoas e fico sempre com sobras. O que fazer, visto que aquecer está, para mim, fora de questão?
Nada mais fácil, fazem-se umas belas pataniscas de arroz. É muito simples e ficam óptimas! Tinha uma tigela de arroz com ervilhas e salsichas de peru no frigorífico.


Bati dois ovos, que juntei ao arroz para fazer uma papa.Se tiverem fermento, uma colherzinha de café não fica mal, as pataniscas ficam mais fofinhas. Nesta fase, pode-se temperar ou juntar outras coisas a gosto. Como este arroz já era muito rico, deixei ficar assim e nem juntei sal nem nada. Mas quando é um arroz mais simples, costumo pôr salsa e fiambre (com arroz de tomate, ficam divinais).


Deitam-se porções da massa numa frigideira quente para fritarem. Eu usei margarina, mas também costumo usar azeite, ficam boas de uma maneira ou de outra. Deixam-se ficar douradinhas de um lado e depois viram-se.

Foram acompanhadas com uma saladinha de tomate e assim se fez um leve e saboroso almoço de sábado :) Mas também são bom acompanhamento para carnes ou peixe, hoje é que não estávamos com muita fome.

Há algum tempo atrás, fiz a mesma coisa, mas com arroz de ervilhas simples. Juntei salsa e bacon estaladiço e também ficaram muito boas.


(arroz de ervilhas, como já devem ter percebido pelo post, é muito consumido por cá :P )

3 comentários:

Mrs. Potter disse...

Hmmm... isso tem bom aspecto!

Anónimo disse...

Vou experimentar, tenho sempre restos de arroz cá em casa e essas têm bom aspecto.

Unknown disse...

Gostei desses ovos de arroz!
adoro receitas rápidas e ando sempre por aqui à procura. Quanto mais simples melhor!!!

Beijinhos