quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Blogs, sites e coisas assim

Há vários sites e blogs que visito regularmente e muitos deles já são conhecidos da blogosfera, pelo menos aquela dedicada a organização, culinária, crafting e afins. Porém, há alguns sites que eu visito e que não tenho visto no painel de "blogs/sites a seguir" e que eu acho que são bastante interessantes, para tirar dicas, para inspiração e para sorrir um bocadinho :)

New dress a day é um projecto muito engraçado e trabalhoso, diga-se de passagem, da nova-iorquino-californiana Marissa que, após ver o filme "Julie e Julia" (que é de facto, é bastante inspirador), decidiu adaptar a mesma filosofia à roupa dela : durante um ano ela abandona as lojas tradicionais e os centros comerciais e todos os dias apresenta uma nova fatiota, adaptada de peças que não podem custar mais de 1 dólar e que ela encontra em lojas de segunda mão, feiras da ladra e nas famosas "yard sales" americanas. Apesar de nem todos os vestidos serem do meu agrado, os comentários aos originais (que, por vezes, são pavorosos ) são sempre engraçados e o resultado final é quase sempre bem melhor do que o ponto de partida. Fico logo com vontade de ter uma máquina de costura e de encontrar relíquias do género, no entanto, por cá, esta cultura de vender o que já não se usa ainda está a dar os primeiros passos. A Marissa começou as costuras em Novembro do ano passado, portanto já só lhe faltam 53 dias e restam-lhe 55 dólares :)

Seguindo a mesma ideia, há um site de dicas de beleza e moda que propôs um desafio semelhante a duas colaboradoras. O site em si não é grande coisa, na minha opinião, mas os desafios até são interessantes : duas raparigas experimentam, durante 30 dias, 30 looks de penteados e de maquilhagem diferentes. Apesar de, por vezes, não se sentirem inspiradas ou de o cabelo, a pele ou o tempo não lhes facilitarem a vida, a verdade é que elas acabam por ter sempre alguma réstia de imaginação, que lhes permite chegar ao fim do desafio. Claro que nem tudo fica bem a toda a gente, mas estes desafios servem para nos lembrar que nos faz bem mudar, que não devemos sair todos os dias de casa com o mesmo penteado e a mesma maquilhagem, que devemos ir variando em pequenos pormenores, principalmente (eu diria até exclusivamente) para nos sentirmos bem e bonitas. Eu sou apologista da ideia de nos arranjarmos (não estou a dizer quilos de maquilhagem e cabelo esticado), mesmo que seja para passar o dia inteiro em limpezas : dá-nos logo outro ânimo. Além disso, ao contrário do que possa parecer, tal como estas raparigas o demonstram, um look diferente e interessante não precisa de ser difícil, caro ou pouco prático. Levantar 5 minutos mais cedo chega e o dia corre-nos, de certeza, melhor!*

Agora, passando para coisas boas. Brown Eyed Baker - este é um dos sites/blogs mais saborosas que eu conheço.Em primeiro lugar, porque é principalmente dedicado a coisas doces. Em segundo lugar, porque as coisas salgadas têm também um óptimo aspecto e descrição. Cheguei cá muito por acaso, quando procurava na Internet o que seriam os tão aclamados "cannoli", de que se fala sempre nos filmes de máfia americanos (para quem não sabe, são uns tubos de bolacha recheados com creme, tradicionais da cozinha italo-americana). Nota-se a influência da cozinha italiana, mas não só e as receitas estão muito bem explicadas e os ingredientes não são difíceis de encontrar por cá. Infelizmente, ainda não tive oportunidade de experimentar muita coisa, pois a minha cozinha ainda é parca em utensílio de doçaria (ficou tudo em casa dos pais), mas já fiz a "Italian wedding soup", que ficou de comer e chorar por mais (muito mais).

Agora, em matéria de decoração, gosto do site Apartment Therapy que agrega diversos artigos sobre variadíssimos temas de decoração, incluindo perguntas e respostas de leitores e fotografias e descrições de diversos apartamentos e soluções para problemas, encontradas pelos seus donos. É muita coisa e eu não leio tudo, mas vou dando uma vista de olhos e tiro sempre ideias para aqui e para ali ou fico a saber coisas como "os diversos usos do vinagre para limpar a casa" e afins. A secção "green" é muito interessante para quem gosta de levar uma vida mais ecológica.

Também numa onda verde, recentemente encontrei este blog, bem mais simples mas também muito útil - Homemade mamas, em que um grupo de mães dos EUA dá diversas dicas sobre como fazer certas coisas em casa, mas também projectos de reciclagem e algumas receitas, entre as quais uns banana split para pequeno-almoço, que eu vou experimentar de certeza na próxima semana :P

Retomando o tema da beleza, para excelentes tutoriais de maquilhagem e penteados, dicas diversas, críticas de produtos, há dois sites que são, na minha opinião, bastante bons : Make-up geek, principalmente os passo-a-passo em vídeo e muito muito detalhados. Outro, mais completo, é o Total Beauty. Pessoalmente, por vezes acho os looks demasiado berrantes ou exagerados, mas estes sites, tal como quaisquer outros de beleza (ou crafting, culinária, seja o que for), devem servir sobretudo de inspiração, para criarmos os nossos próprios looks, ao nosso gosto, pois não é ao seguir a par e passo o que os outros fazem, que se tem estilo próprio. Mais uma vez, estes são bons pontos de partida, para quando quisermos pôr em prática a ideia de alterar todos os dias o nosso visual, com pequenos pormenores. Com a mesma coisa em mente, visito, de vez em quando, o site da Chrissy, uma stylist (estilista?! não sei qual a designação correcta em português) de Nova-Iorque (penso eu), que tem uma rubrica que eu gosto muito, em que se inspira em pinturas para formar outfits (mais uma vez, não sei como se pode dizer em português : mudas de roupa?!? ). Não é que goste de todas as combinações, mas já me apercebi que devemos arriscar em misturar estilos e cores, pois peças que não funcionam na nossa cabeça, até podem ficar bem na realidade. Além disso, e mais importante ainda, ensina que podemos ir buscar ideias para nos vestirmos em coisas que achamos bonitas. Assim, quando nos sentimos mais em baixo, em vez de olharmos para a rua e nos fixarmos no tempo cinzento e chuvoso do Outono, passamos a olhar para as folhas coloridas, ou para o fogo na lareira ou para um quadro que gostemos e já não nos vestimos de forma deprimente.

Last but not least, há coisas que devemos fazer, só porque nos fazem sorrir. Há pouco tempo encontrei um site, referido no blog da Krasiva, em que são apresentadas coisas que são esquecidas dentro de livros velhos, desde receitas e fotos a notas pessoais ou notas de dólar. O Forgotten Bookmarks é um sítio para se ir espreitando e sorrir com o que se encontra. Além disso, "obrigou-me" a encontrar marcadores decentes para livros, eles merecem mais do que talões de supermercado ou cantos dobrados :S . Para sorrir de outra forma, uma visita ao Tempo de Secura, por vezes, vale a pena. Apesar de já ter achado mais piada às piadas ( passo o pleonasmo), de vez em quando ainda se acham pérolas, que nos põem com um meio sorriso nos lábios, quando as lemos e que nos fazem desatar a rir com a cara das pessoas, quando as contamos a alguém (pelo menos a mim acontece-me isso). Aviso já de que os autores não se importam de ofender certas sensibilidades, aliás, só visita quem quer, portanto, não têm essa obrigação, e há algumas de gosto menos apurado ou de humor bastante negro, mas quem olhar com descontracção, não tem a temer :P


* Eu falo, falo, mas também preciso de me dedicar melhor a esta parte :P

Sem comentários: