segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Enfeites para a árvore de Natal // Christmas tree decorations



Esta ideia não é originalmente minha - vi estas estrelas no site  "O Artesanato" e decidi que tinha de ter umas no estilo para decorar a minha árvore, não só porque são bonitas, mas também porque me permitia reutilizar as embalagens de papel que há cá por casa :) Só que eu não me quis ficar pelas estrelas, pelo que também fiz umas bolas e umas estrelas cadentes, baseadas no mesmo conceito.

This ideia isn't originally from me - I saw these stars on the site "O Artensanato" and decided that I just had to have some to decorate my Christmas tree, not only because they are very pretty, but also because it allowed me to repurpose the paper boxes that we have around the house :) But I didn't want only stars, so I also did some balls and some shooting stars, based on the same concept.

As imagens são bastante explícitas e o site dá uma explicação bastante boa, mas vou repetir aqui, rapidamente, como fiz.

The pictures are quite self-explanatory and the site gives a very good explanation of the process, but I'll repeat here, quickly, how I made mine.

Primeiro, desenhei as figuras que queria fazer em papel de rascunho e recortei-as. A estrela retirei do site "O Artesanato", a bola fiz a partir de um copo e a estrela cadente retirei daqui. Como eu não quis imprimir as imagens, usei um pequeno truque : encostar uma folha ao ecrã do computador e, muito ao de leve, traçar o desenho com um lápis. Depois, já sobre uma mesa, voltar a traçar o desenho, desta vez mais carregado e corrigindo leves impressões.

First, I drew the figures I wanted to make on the back of a used piece of paper and I cut them out. I copied the star from the "O Artesanato" website, for the circle I used a glass and the shooting star I copied from here. As I didn't want to print the pictures, I used a little trick : I placed the sheet of paper in front of the computer screen and traced the picture, very carefully and lightly, directly from it. Afterwards, I re-traced them, correcting any imperfections.

Com base nesses moldes, fazer as estrelas, bolas, etc... necessárias, usando cartolina ou, como eu fiz, embalagens de papel de cereais ou bolachas - não esquecer que, para cada enfeite, são precisas duas formas. Para as estrelas cadentes, eu só queria o efeito 3-D na cauda, portanto, para cada fazia pares de 1 estrela cadente completa e uma cauda.
Por sua vez, com base nesses moldes de cartolina, traçar e recortar o desenho correspondente em papel bonito - eu usei papel de embrulho natalício.

Using the cut-outs as guidelines, trace and cut out the figures on construction paper or, as I did it, on cereal boxes, cookie packages, etc... - don't forget that for each decoration you need two figures. For the shooting star, however, I only wanted the tail to be three-dimensional, so I used a complete shooting star and one tail bit. Next, using these construction paper figures, trace them on pretty paper and cut these last drawings out - I used wrapping paper.



De seguida, forram-se as formas de cartolina com esse papel. Se for necessário, recortar o excesso de papel com uma tesoura afiada.



Afterwards, glue the wrapping paper figures on to the construction paper figures. If necessary, cut the excess paper off, with a sharp scissor.




vermelho : cortar; verde : furar // red : cut ; green : hole
 Agora, temos de fazer o corte. Podem ver onde fiz os cortes na foto - estão assinalados a vermelho.

Now, we have to make the cut, using a sharp scissor. You can see where and how deep I did them on the picture - the cuts are marked in red.

Finalmente, encaixar cuidadosamente as duas formas uma na outra e fazer um furo na parte de cima, suficiente para passar um fio. Mais uma vez, os locais dos furos estão assinalados a verde. 

Finally, carefully assemble each decoration and make a little hole on the top, big enough to pass a piece of thread to hang them. Once again, the places where I made the holes are marked in green.



Eu sei que não estão perfeitos, mas fui eu que os fiz e estou imensamente orgulhosa deles. Gostei imenso do papel dos anjinhos (fazem-me lembrar uma decoração da Natal que havia em minha casa, quando era pequena) e, depois de montados, apercebi-me de mais uma coisa deliciosa - quando os enfeites rodopiam (o que é frequente quando estão penduradas), os anjinhos parece que estão todos malucos a voar de um lado para o outro e de cima para baixo :D 

I know they're not perfect, but I made them by myself and I am immensely proud of them. I really liked the angels  on the wrapping paper (they reminded me of a Christmas decoration we  had at home, when I was little) and, after I finished the decorations, I realized one other delighful detail - when the decorations are spinning (which often happens, when they're hanging), the angels seem to be flying one side to another and up and down, like crazy :D

4 comentários:

A Horta Encantada disse...

Perfeitas? Estão magníficas. Adorei!
Também tenho ali uns cartões que estava pensar usar para enfeites de Natal, mas iriam ficar bidimensionais. Prefiro a tua solução tridimensional.
Beijinhos

A Horta Encantada disse...

Acreditas que não encontro as meias sem par para fazer a experiência do apanhado de cabelo?
Se calhar foram ter com os outros pares perdidos....hehehehehe ;-)
Quando encontrar conto como ficou.

Papgena Made It disse...

olha, que ficaram bem giros!!!!
Deixa-me apanhar livre, que eu e minha cachopa vamo-nos divertir!!!!

Sabi disse...

@Luisa e Papgena : depois mostrem os resultados :D